Translate

Pesquisar este blog

CURSO DE HEBRAICO ONLINE - AULA 3 - Os Sinais Vocálicos


ATENÇÃO:
PARA VISUALIZAR OS CARACTERES EM HEBRAICO É NECESSÁRIO BAIXAR E INSTALAR AS SEGUINTES FONTES:


FONTE QUADRADA
FONTE CURSIVA


ATENÇÃO - o navegador Internet Explorer apresenta erros na visualização das páginas do Curso de Hebraico Online. Utilize um dos navegadores abaixo:






OS SINAIS VOCÁLICOS - NIQUDOT

1- Os sinais vocálicos foram inventados pelos massoretas (grupo de judeus cujo nome vem da palavra massorah = tradição) nos primeiros séculos da Era Cristã, para que não se perdesse a pronúncia exata das palavras.

2- Os sinais vocálicos não fazem parte do alfabeto.



VOGAIS PLENAS


SEMIVOGAIS
LONGAS
BREVES

A – qamats gadol
  A  xA     
A – patach
  a  xa
A – shevá composto de patach (chataf patach)

   3  x3
E – tserê
  2  xe
E – segol
  @  x@
E – shevá simples e shevá composto de segol (chataf segol)
 ;  $  B;  x$
I – hiriq gadol
 y i  yxi
I – hiriq qatan
  i xi

O – cholam
O  Oxou         ooxo
O – qamats qatan
         A XA

O – shevá composto de qamats (chataf qamats)
  #  x#
U – shuruq
 U   Ux

U – qubuts
  u   xu



OBSERVAÇÕES
1- O shevá simples (       ;) pode ser sonoro ou mudo. Quando sonoro, seu som é um "E" rapidamente e levemente pronunciado. No hebraico moderno, mesmo quando sonoro, quase não é percebido ou pronunciado.

2- O símbolo à esquerda corresponde ao sinal vocálico e a escrita à direita, apresenta uma consoante acompanhada de um sinal vocálico (observe a posição do sinal vocálico).
3- Vogal qamats (      A) - Observe que não há distinção gráfica entre qamats gadol (A) e qamats qatan (O). No entanto, o qamats qatan (O) é muito pouco utilizado. Sugerimos que o estudante considere todos os sinais qamats como "A" (qamats gadol) e, paulatinamente, memorize as palavras que têm o qamats com som de "O"  (qatan). Não esqueça que o shevá composto de qamats   #   (chataf qamats) tem sempre som de "O".

4 - O estudo dos sinais vocálicos é muito importante para o hebraico bíblico. Mas para o estudo do hebraico moderno, aconselhamos abandonar o seu uso, uma vez que o mesmo não é utilizado na escrita cotidiana da língua.

5 - Muito embora as gramáticas apresentem distinção fonética entre as vogais (principalmente as vogais "E" e "O"), afirmamos com segurança que não há tal distinção. Em geral, o som das vogais é fechado.



DÚVIDAS? Tire suas dúvidas escrevendo para hebraicoehistoria@gmail.com