Translate

Pesquisar este blog

sábado, 2 de abril de 2011

SERIAM OS GIGANTES DE GÊNESIS 6, FILHOS DE ANJOS COM HUMANAS?

Ao que tudo indica, é a opção mais provável. Observe bem os seguintes escritos: Gênesis 6:1,2 e 4 “E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram... Havia, naqueles dias, gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os varões de fama”. Comparando com o Livro de Enoque 7,1,2,10 e 11, temos: “E aconteceu depois que os filhos dos homens se multiplicaram naqueles dias, nasceram-lhe filhas, elegantes e belas. E quando os anjos, os filhos dos céus, viram-nas, enamoraram-se delas, dizendo uns para os outros: Vinde, selecionemos para nós mesmos esposas da progênie dos homens, e geremos filhos... Então eles tomaram esposas, cada um escolhendo por si mesmo; as quais eles começaram a abordar, e com as quais eles coabitaram, ensinando-lhes sortilégios, encantamentos,e a divisão de raízes e árvores. E as mulheres conceberam e geraram gigantes”.
Analisando os textos, fica evidente a relação entre eles. O Livro de Enoque, no entanto, não entrou no cânon judeu, elaborado no primeiro século da Era Cristã, mas o livro era muito apreciado por algumas comunidades judaicas, como ficou comprovado através dos manuscritos encontrados nas cavernas de Qumran e pelas citações do apóstolo Judas em sua Carta. Neste ponto, duas citações de Judas remetem ao livro: uma diretamente e outra indiretamente, sendo esta última, uma declaração tácita de que Judas acreditava no relato descrito. Vejamos: Judas 1:14 “Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades” e Judas 1:6-7 “e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia; como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição".
Ao fazermos estas considerações, não estamos afirmando que os gigantes descritos eram filhos de anjos com humanas, mas que os autores do texto acreditavam nisso e que muitos leitores judeus, por vários séculos (incluindo aí, Judas), também acreditavam assim.

Nenhum comentário: