Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Tradução falha de Ageu 2:7 foi a que obteve mais sucesso.

ARC Ageu 2:7 "e farei tremer todas as nações, e virá o Desejado de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos". Essa tradução do verso 2:7 do livro de Ageu (Almeida Revista e Corrigida)foi a que obteve mais sucesso, pelo menos entre os cristãos. Muito embora não estando a tradução tecnicamente errada, o fato de substituir "coisa desejável" por Desejado (com d maiúsculo), fez com que não poucas pessoas interpretassem esse termo como sendo o Mashiach e, no caso cristão, como sendo Jesus. Sendo assim, aqueles que buscam apresentar supostamente os nomes pelos quais o Mashiach ou Jesus (no caso cristão) é chamado nas Escrituras, incluem (equivocadamente) Ageu 2:7. Felizmente a ARA (Almeida Revista e Atualizada)corrigiu tal erro, ficando a tradução como "farei abalar todas as nações, e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o SENHOR dos Exércitos".

3 comentários:

Decio Diniz disse...

Muito bom! A Tradução do Novo Mundo, embora seja cristã, verte: "terão de entrar as coisas desejáveis de todas as nações".

Pastor Marcos André disse...

Paz seja contigo, esse blog tá ótimo, achei pelo google, passei pesquisando e já estou seguindo, depois dá uma olhada e segue a gente no CLUBE DA TEOLOGIA. até mais.

Marcos Andre - Professor
CLUBE DA TEOLOGIA
http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/

Unknown disse...

Ok, muito bom. A tradução literal fica assim: e a coisa desejada de todas as nações virão.
Creio que se trata dos impostos que o próprio governador, Dario, mandou enviar para a construção do templo, Esdras 6...
Porem é bom lembrar que a profecia clássica geralmente inclui uma interpretação pra época e uma futura. Muitos JUDEUS viam nestes versos uma promessa messiânica. Principalmente quando é dito que a GLORIA desta casa seria superior a da primeira. Levando em conta o contexto da relação entre Deus e seu povo, por meio do TEMPLO, a GLORIA sempre tinha que ver com a presença de Deus e não com riquezas. Cristo esteve neste templo. Apesar deste TEMPLO não possuir a manifestação de Deus por meio de Sua SHEKNAH, nem possuir no lugar Santíssimo a arca da Aliança, que também era simbolo da presença (caráter)de Deus, este templo foi o lugar onde esteve o Verbo Que Se fez Carne, e vimos nele a GLORIA de Deus, gloria como do unigênito do Pai. É nele(Jesus)que abita corporalmente a plenitude da divindade! Abraço